Micro serviços – Por que é melhor que modelos tradicionais?

Os micro serviços, do inglês microservices, é uma arquitetura para escrever programas de software. Com eles, as aplicações são desmembradas em componentes mínimos e independentes. Diferentemente da abordagem tradicional monolítica em que toda a aplicação é criada como um único bloco, os micro serviços são componentes separados que trabalham juntos para realizar as mesmas tarefas complexas ou complementares. Essa abordagem de desenvolvimento de software valoriza a leveza e a capacidade de compartilhar processos semelhantes entre várias aplicações. 

A abordagem tradicional para o desenvolvimento de aplicações de software enfatiza as construções monolíticas, um único programa que integra e resolve todos os requisitos. Nelas, todas as partes implantáveis ficam contidas na própria aplicação. Essa abordagem tem algumas desvantagens: quanto maior for a aplicação, maior será a dificuldade para solucionar problemas e adicionar novas funcionalidades, ou seja, o custo e o tempo de desenvolvimento fica cada vez maior. Adotar uma abordagem baseada em micro serviços para a criação de aplicações ajuda a solucionar esses problemas, tornando o Sistema de Informação Gerencial do empreendimento mais eficiente e com menor custo.

A grande vantagem em usar uma infraestrutura baseada em micro serviços está na rapidez com que a solução permite entregar software com qualidade. Mas não é só isso, não basta apenas desmembrar as aplicações em micro serviços, também é necessário gerenciar e coordenar esses micro serviços, além de processar os dados gerados e modificados por eles. Por isso, a Guscla sempre prioriza a elaboração do Sistema de Informação Gerencial de forma personalizada, sob medida para o negócio, deixando claro como e onde utilizar micro serviços de forma adequada, respeitando os processos individuais da organização.

Comparados às aplicações monolíticas, os microsserviços são muito mais fáceis de criar, testar, implantar e atualizar. Inclusive, para ERPs que permitem integrações, é a forma mais rápida de melhorar o uso operacional de procedimentos complexos, e mais, eles são a solução para o dilema de como fazer com que empresas reajam mais rapidamente às novas demandas, em vez de ficarem presas no “corredor da morte” do demorado desenvolvimento de software tradicional. Além disso, os microsserviços permitem que diferentes áreas da equipe de desenvolvimento trabalhem de maneira ágil e simultânea nos produtos, disponibilizando soluções valiosas em pouco tempo.

Rolar para cima
Abrir WhatsApp e falar conosco
Olá,

Podemos te passar mais informações via WhatsApp.